Saturday, 5 October 2013

Sustentabilidade- Visitando a "fábrica verde" em Maceió

                                            Fábrica Solar- área de lazer dos funcionários

Sempre fico feliz com encontros especiais e que transformaram a minha vida de modo significativo. Sou completamente a favor de experiências que nos ensinam a ter ações reais, como a frase que me acompanha há muito tempo: "Pensar globalmente e agir localmente", do cientista francês René Dubos.

Desde 2012, pertenço ao grupo de colaboradores e agentes de mudanças da plataforma Viva Positivamente, da Coca-Cola. São pessoas brilhantes, inteligentes, blogueiros amigos, que acreditam, agem, unem forças, para criar um mundo mais justo, humano e melhor.

Quando recebi o convite para a encontrar o grupo e visitar a fábrica Solar/Coca- Cola, aceitei de imediato. Arrumei as malas e parti para Maceió. Afinal de contas, não é sempre que a gente recebe um convite para conhecer de pertinho uma "fábrica verde".


As boas vindas na fábrica, em Maceió, foi feita através do Marco Simões, Vice Presidente- Sustentabilidade e Comunicações, da Coca-Cola. Como estava em São Paulo, o nosso bate bapo foi via Skype. Ele respondeu todas as questões e dúvidas sobre aspectos do processo de fabricação dos produtos.



Depois saímos para visitar as instalações da fábrica.

A arquitetura da fábrica Solar é moderna, concebida dentro dos modelos de sustentabilidade ambiental. Por exemplo: a iluminação é natural em todo o galpão, foram instalados equipamentos economizadores de água e existem restrições a instalações consumidoras de energia, como condicionadores de ar e iluminação artificial.

Tudo projetado e construído com os requisitos para garantir a certificação LEED.

Na primeira foto da postagem, mostra uma parte da fábrica, a área de lazer dos funcionários. Fiquei encantada! É usado paletes reaproveitados, para revestir as paredes, há coleta seletiva de lixo e a cobertura da área externa, tem telhas ecológicas Tetrapak

                                                                                           foto: divulgação

A foto acima foi tirada dentro da fábrica, pelo fotógrafo autorizado da empresa. Lá pudemos conhecer o minucioso processo de produção de refrigerantes em garrafas retornáveis e o processo das garrafas PET que são moldadas na hora do envase.

O que encontrei foi uma grande quantidade de tecnologia aplicada e o esforço de oferecer o máximo de segurança aos produtos da empresa. Por exemplo, as garrafas de vidro, que passam por sensor, são retiradas mecanicamente da esteira, quando estão fora do padrão de qualidade.

No final da visita, o registro dos 40 influenciadores online, que participaram do encontro Viva Positivamente. Só tenho que agradecer pela experiência marcante e esclarecedora :)

                                                                                              foto: divulgação

Para conhecer melhor os demais participantes da rede de blogs Viva Positivamente:

 @alinekelly do Sustentável 2.0, @andersoncosta do Movebla, @clauchow do Ecodesenvolvimento, @anamariacoelho do Lounge Empreendedor, @renatoguimaraes do Sustenta News, @smiletic do Porque minhas opiniões não cabiam na telinha da TV, @sustentavell do Sustentabilidade Corporativa, @gnsbrasil do Conversas de Cozinha, @arqsteinleitao do Arquitetando Ideias, @daianevv do Vivo Verde, @claudiamidori do Aventuras Gastronômicas, @elfinha Elfinha, @biosustentavel do Autossustentável, @cozinhapequena Cozinha Pequena, @claudiagiane do Bolsa de Novidades, @lucianakotaka do Comportamento Magro, @kitaferreira do Inventando com a mamãe, @senalaila do Xô, Bacon, @inagaki do Pensar Enlouquece e@samegui, do A Vida Como A Vida Quer.

No comments:

Post a Comment