Esta semana recebi uma semente e que eu gostaria muito de oferecer à você.
A preocupação com o meio ambiente faz parte da rotina diária, há muitos anos, na verdade, desde o período que morei em Curitiba.
Morar numa cidade campeã em reciclagem, crescer vendo meus pais, familiares, vizinhos e amigos em ação, fez toda a diferença na minha vida.
Sempre fui obstinada e quando adolescente escolhi o Japão para primeira experiência de viagem ao exterior, para fazer um curso. Absorvi muito da cultura milenar do respeito a vida.
Confesso que esta experiência e muitas outras, como ter minha irmã morando nos Estados Unidos, me proporcionou a sensação de ter me tornado uma cidadã do mundo.
Nos últimos anos tive o privilégio de conhecer, me engajar em
projetos da Amazônia, como o
Cepeam. Estas experiências me ensinaram a ter ações reais e uma frase que adotei: "
Pensar globalmente e agir localmente", do
cientista francês René Dubos.
Quando fui convidada para ser monitora na Exposição Sementes da Mudança, aqui em São Paulo, aceitei prontamente. Mas jamais poderia imaginar que fazer parte deste movimento seria tão significativo.
Ser um cidadão planetário não é difícil, pois é nossa a responsabilidade de fazer o máximo que pudermos, no local onde vivemos, para estimularmos a ação para lidar com os problemas da poluição ambiental, a pobreza e a fome.
Acredito muito que este é o espírito incorporado no lema apaixonante de René Dubos: " Pensar globalmente e agir localmente". Me emocionei ao ler cada painel e confesso que chorei com a mensagem implícita " Nossa Terra Precisa de Você".
Durante a Exposição é exibido o documentário “Uma Revolução Silenciosa”, projeto em conjunto da UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) SGI e Conselho Da Terra.
Também é realizada a "Trilha Da Vida”, cujo objetivo é conscientizar crianças, adultos sobre o meio ambiente e os problemas ambientais.
Ao percorrer a trilha com os olhos vendados e pés descalços, os participantes adquirem a experiência cognitiva de perceber o meio ambiente através dos sentidos do tato, audição, olfato e paladar.
A experiência visa despertar valores, motivar as pessoas a proteger o meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida. E-m-o-c-i-o-n-a-n-t-e.
Se você mora em São Paulo, recomendo esta experiência sensorial para sentir, levar os filhos, amigos e familiares.
Eu planto esta ideia " Nossa Terra Precisa de Você". BjsBjs
Exposição Sementes da Mudança
Local: Memorial do Ensino Municipal- São Paulo
Datas: 09 de abril a 20 de abril
de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.
Rua Estado de Israel, 509
Vila Clementino - São Paulo/SP). Entrada gratuita.