Adoro conhecer pessoas criativas! E quando vi os trabalhos da Ita Andrade, no blog Bicho da Seda, fiquei encantada!
Artista plástica e designer têxtil, especializou-se na Europa, em técnicas de pintura sobre a seda natural. Ela desenvolve peças exclusivas como almofadas, painéis, quadros, objetos decorativos e móveis personalizados.
E com uma ideia muito simples, ela conseguiu uma mega transformação na casa onde mora.
Quando uma reforma está fora de questão, que tal se inspirar no projeto Faça Você Mesmo? A Ita, com toda a sua generosidade, explica o Pap da transformação do banheiro:
Detalhe da cortina do box.
Textura de papel pintado, impermeabilizado e um peixinho suporte de panela transformado em arte.
Lista de material
1 galão de VERNIZ ACRILICO SUVINIL (não use outra marca)
Papel higiénico preferencialmente marca MIRAFIORI ( na falta use outro de folha dupla lisa sem florzinhas)2 rolos de pintura de espuma com 20cm
2 bandejas de pintura pequenas mas que acomode um rolo de 20 cm.
Tinta para parede de qualquer tipo e marca, na cor de sua preferência. Nas áreas de box, convém usar tinta esmalte sintético e nesse caso não precisa aplicar o verniz acrílico sobre o papel, apenas a tinta.
Faça assim:
- Limpe a superfície com um produto de limpeza desengordurante comum
- Remova espelhos de luz, parafusos, buchas e qq coisa presa a parede
- Em uma bandeja despeje o verniz puro
- Em outra bandeja despeje o verniz diluído em duas ou tres partes de agua
- Aplique o verniz puro no azulejo ou parede numa faixa de 1 m2
- Rasgue no picote uma tira de papel de +- 1m
- Ajuste a ponta do papel na parede bem junto ao teto e solte.
- Com o rolo molhado em verniz diluído, passe sobre a faixa de papel, verticalmente apenas, delicadamente para não rasgar. Não encharque o rolo. Alise bem a superfície para não deixar bolhas de ar.
- Aplicada esta faixa de papel, prossiga aplicando a próxima, ao lado, sobrepondo um cm na anterior. Proceda da mesma maneira até concluir a área em que aplicou o verniz puro na parede.
- Recomece o processo até concluir toda a parede. Insista com o rolo para disfarçar as emendas verticais.
- Trabalhe de cima para baixo até atingir o rodapé
- Ao aproximar do rodapé, corte uma faixa de papel que o ultrapasse.
- Fixe a faixa com o rolo e o segure por uns segundos sobre o limite da parede e rodapé.
- Mantenha seguro e com a outra mão rasgue o papel excedente.
- Se for necessário, ajeite as sobras, com ajuda de um pincel, dando batidinhas para que o papel assente bem no rodapé. Limpe excessos de verniz ou papel no rodapé, não deixe isso para o final.
- Proceda da mesma maneira quando encontrar obstáculos como torneiras, registros ou qualquer outra coisa.
- Deixe secar ao toque
- Nesse estágio a superfície não estará com cor homogênea. Onde aconteceu sobreposição estará mais branca mas isso é normal. O importante é que toda a superfície esteja coberta com alguma camada de papel e sem bolhas de ar. O que vai trazer homogeneidade é a tinta
- Depois de tudo seco ao toque pode pintar com a tinta que escolheu
- Seca a tinta, aplique novamente o verniz para dar acabamento.
- Nas áreas mais expostas a humidade ou gordura use verniz diluído em 1/1 e capriche na aplicação para que nada escape ao produto. Na área do box que recebe gordura, resíduos de produtos de higiene e agua quente, reforce com mais uma demão de verniz 1/1. É isso que vai garantir a impermeabilização.
- Em outras áreas pode usar diluído em 2/1, é suficiente
- Em áreas livres de gordura ou humidade e se aplicou uma tinta lavável, não é necessário a demão de verniz a menos que assim deseje.
- Finalizado o trabalho, evite o maximo possivel, o contato com agua e gordura nas primeiras 24 hs.
Conselhos úteis:
-Escolha um dia de sol para realizar o trabalho.
-Comece se familiarizando com a técnica. Escolha um pedaço de parede na sua altura e siga o PAP. Não ficou bem como vc queria? limpe tudo e recomece.
-Você pode variar na textura, pode sobrepor mais as faixas de papel, pode aplicar na vertical e sobrepor na horizontal. Pode incrustrar fragmentos de casca de cebola ou flores secas, pode...pode....pode!
Mas não mude o PAP. Não desconsidere nem uma das orientações. Este trabalho é fruto de uma pesquisa longa com outros objetivos, portanto vc não precisa cometer os erros que eu ja cometi ok?- Forre o chão, o verniz parece que não suja porque é transparente mas é bem difícil de remover do piso depois de seco.
-Guarde um pouco da tinta que vc utilizou para a pintura, num vidro bem fechado. Pode ser util se por algum acidente... vc tiver que retocar no futuro.
-Faça a limpeza normal com multiuso e esponja macia. Escove delicadamente se for necessário.
-Alerte a faxineira, não ha a menor necessidade de usar cloro ou abrasivos nem força bruta.
Se acontecer mofo interno ou qualquer infiltração, foi porque vc deixou escapar na aplicação do ultimo verniz.
-Quando desejar remover, levante uma ponta com uma faca afiada e puxe. Sai aos pedaços, fácil e não deixa resíduos. Nas aplicações em parede, a remoção pode danificar o acabamento, tinta ou massa corrida.
E por fim, eu sinceramente desejo que você vença as dificuldades que particularmente encontrar (lembrando que fazer so se aprende mesmo, fazendo) e que transforme seu ambiente num lugar de aconchego, beleza e personalidade.
Um abraço pra você
Ita andrade
No comments:
Post a Comment